Destino Cascais - Dicas para aproveitar o melhor desta bela vila
- Viajando Sempre
- 14 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
Cascais, uma encantadora vila costeira localizada a poucos quilômetros de Lisboa, é um destino que mescla elegância, beleza natural e rica herança histórica. Eu sou suspeita para falar, porque adoro de paixão! É um local que conheço bem, pois foi a vila que escolhi para viver e também costumo levar vários clientes lá. Se você quer descobrir os melhores restaurantes e atrações de Cascais, fique comigo que eu conto tudo.

Vila de Cascais: os meus lugares favoritos
A Vila de Cascais oferece uma variedade de atrações imperdíveis para seus visitantes: passear por lá é uma delícia! Pertinho da estação de comboio/trem já é possível percorrer as ruas do seu centrinho histórico, repleto de lojinhas e restaurantes. Este passeio é bom de fazer em qualquer estação do ano. É só se perder nas ruas! Se estiver com crianças, passe no Jardim Visconde da Luz, para que elas dêem uma voltinha no clássico carrossel da Vila.
Não deixe de visitar também a Marina de Cascais - e seus muitos restaurantes - e o Parque Marechal Carmona, uma agradável área verde com parquinho infantil, lago com patos e cafeteria. O Farol de Santa Marta é outro ponto imperdível, sugiro que faça uma caminhada até lá. Este percurso é uma das imagens clássicas de Cascais, onde o mar faz uma entrada por baixo de uma ponte e forma uma pequena praia ao lado do palacete do Museu Condes de Castro Guimarães. Parada obrigatória para foto, hein?
Outro lugar que adoro em Cascais é a Boca do Inferno, uma falésia esculpida com a força do mar que oferece vistas espetaculares e atrai muitos visitantes. O pôr-do-sol lá é divino! A Boca do Inferno terá sido uma antiga gruta, estando uma gigantesca caldeira ligada ao mar por um arco, através do qual as ondas forçam a passagem. Junto a este miradouro, poderá encontrar um restaurante, uma cafeteria, banheiros e um mercado com produtos regionais.

Recomendo também um pulinho na Casa da Guia, espaço que reúne gastronomia, lojinhas e eventos ao ar livre. A casa está situada em uma antiga mansão senhorial, rodeada por jardins exuberantes e com vista para o oceano. É demais!
Outros pontos de interesse são, claro, as praias da Vila de Cascais, todas fáceis de chegar a pé, uma pertinho da outra. Não deixem de aproveitar a Praia da Rainha, a Praia da Duquesa e a Praia da Conceição, só atenção que no verão elas são muito concorridas e as faixas de areia mais curtinhas. Ah! Se esquecer algum item para curtir a areia e o mar, não há problema! Há muitas lojas vendendo acessórios de praia pela Vila de Cascais.
Cascais ainda recebe durante o ano todo eventos de grande porte, para todos os gostos. Dentre os diversos eventos e atividades culturais estão o Ironman, Festival da Cerveja, Arraial dos Santos Populares em junho e Vila e Mercado de Natal. Difícil a época que não há um evento para aproveitar ainda mais a charmosa Vila!
Onde comer em Cascais? As minhas escolhas
Há muitos restaurantes gostosos em Cascais, que se destacam pelos pratos e pelo ambiente. Dentre os meus preferidos está o Grelhas, localizado na Casa da Guia. Não deixem de provar o polvo que servem lá: é delicioso!
Destaco ainda o restaurante tradicional (e muito charmoso) O Viriato - que serve um bacalhau maravilhoso - a pizzaria Lambrettazzura, que tem pizzas incríveis!
Mais afastado do centro da Vila, há ainda o Estrela da Serra - em Malveira, com uma comidinha que abraça e o Monte Mar - no Guincho, um restaurante muito gostoso para quem gosta de mariscos e peixes.
Já para um brunch, café ou lanche da tarde, indico o Nicolau e o Fauna e Flora, que tem uma pegada mais saudável ou ainda o Paul, que tem delícias francesas e tem uma localização privilegiada, bem no centrinho de Cascais.
Ah! Não deixe de conhecer a Rua Amarela, bem no centrinho de Cascais, que está cada vez mais animada. Por lá, poderá encontrar várias opções de restaurantes, é só escolher que tipo de gastronomia apetece mais: italiana, indiana, steakhouses, tacos, hambúrgures, japonesa ou portuguesa. Huummm….
Os melhores passeios culturais na vila de Cascais
Cascais também tem muito a oferecer culturalmente. Não deixe de visitar a Casa de Histórias Paula Rego, tributo à renomada artista portuguesa. Projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, este museu abriga uma coleção única de obras de arte que revelam a visão provocativa e singular de Paula Rego. A Casa não apenas exibe suas pinturas, gravuras e desenhos, mas também proporciona uma imersão no universo poético e muitas vezes provocador da artista.
Recomendo também o Museu da Vila, um tesouro que resgata a rica história da região. Instalado num antigo palácio no Centro Histórico, o museu oferece uma viagem no tempo, exibindo artefatos, documentos e exposições que narram a evolução de Cascais desde uma vila de pescadores até a elegante estância balnear que é hoje. Bem bacana!
Mais afastado da Vila de Cascais, mais especificamente no Estoril, recomendo também o Museu da Música Portuguesa, um espaço dedicado à preservação e celebração da rica herança musical de Portugal. Abrigado no Convento de São José, o museu oferece uma coleção diversificada de instrumentos musicais tradicionais, partituras históricas e exposições interativas.
Precisa de ajuda para montar o seu roteiro para Cascais ou outras cidades de Portugal? Conta comigo!
Comments